segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Por um mundo sustentável


E vem, chegando com tudo, uma das mais novas campanhas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ”Saco é um saco”. Onde nossa comodidade vai parar? O errado hábito de usar as sacolinhas plásticas, para todo e qualquer eventual caso, se torna cada vez mais exagerado. Tanto, que o Ministério e muitos outros adeptos da campanha vêm tentando alertar aos mais dispersos, a gravidade do erro de boa parte dos brasileiros (O porquê de ter nos citado? As estatísticas mostram que cada brasileiro consome em média 66 sacos por mês, num total de 12 bilhões por ano)– Como diria meu estimado professor Hermano: ”Coisas que só acontecem nessa superpotência Brasil”. E claro, é importante ser apontado, que nesse ”mega-país-emergente” há instituições como o MMA aliadas a diversas ONGs, fazendo de tudo para chacoalhar as mentes dos ignorantes.
As múmias deveriam usar os sacos plásticos para se revestirem, em vez do outro material, porque seria mais econômico. Elas iriam, rapidinho, no mercado próximo ao Nilo e pegariam umas duzentas e quarenta e sete mil sacolinhas. E sabe qual seria a melhor vantagem para elas? Seus corpos durariam muito mais, devido ao plástico só se decompor em 400 anos. Se for alugar um filme, comprar um absorvente, e até mesmo um big-big (”hiperbolizei”), você usa, uma, duas, três sacolas... Não vou muito longe nos exemplos, meu pai, lamentavelmente, é especialista em roubar as sacolas de supermercado, com a desculpa de que é a vingança pela empresa ser tão cara. Onde os usa? Em cada amontoado de compras põe cerca de 3 sacos por medo de rasgar. É tanta sacola, que, enquanto dirige, voa de dentro do carro, cai em um bueiro, o entope, vem a chuva, há uma enchente, e, no outro dia, todos os ativistas do Greenpeace estarão, atirando fogo na minha casa, querendo crucificar o meu pai por todo o Aquecimento Global. E acredita que eu serei órfã de pai, por culpa do seu mal-uso das sacolas. QUEREM FICAR SEM SEUS PAIS? (Aquele apelo). Não? Nem eu. Então prefiro tentar optar pelo uso de ECOBAGS (bolsas ecológicas podendo ser de: lona, pano, papel, ferro, ouro, prata, metais alcalinos, e todo o resto da tabela periódica).
Eu, burguesa, confesso que o meu maior problema é resistir às lindas sacolas das lojas de shopping e deixar de andar por ele com elas. No entanto, tenho pegado apenas as de papelão. Já é um grande avanço.Minha prece fica por aqui. Não custa nada evitar o uso. Deixemos o nosso ego de lado, não o nosso eco, e façamos as nossas partes.
“Consumo consciente de embalagens: A escolha é sua. O planeta é nosso”
http://www.youtube.com/watch?v=lDkRL8iFtaQ&hl=pt-BR

3 comentários:

  1. Grande observaçao sobre a nova campanha, mas acho que tu deverias acrescentar o metodo que os super mercados vem adotando, que seria a venda de sacolas, e tentar justificar o motivo de indignaçao da sociedade quando ouve de um vendedor a frase: "Custa doze sentavos, sr."
    Não acha que daria uma boa discussao?
    Parabéns pelo que esta fazendo! Espero que sejamos colegas no FB MED. XD

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu blog. Você escreve bem. =]

    ResponderExcluir